Simpaticoclipagem

Com o uso da técnica cirúrgica de clipagem do nervo simpático utilizada preferencialmente na simpatectomia torácica, em caso de insatisfação do paciente com os resultados da cirurgia por seus efeitos colaterais, uma nova cirurgia poderá ser realizada para a retirada desses clips. Ou seja, com a utilização desta técnica, a cirurgia se torna potencialmente reversível.

O Dr. Malucelli utiliza um clip em forma de losango, com material de titânio, fabricado por uma empresa reconhecida mundialmente, além de um instrumental de clipagem manual. Assim é possível a aplicação dos clips com maior sucesso na interrupção do nervo, como também a retirada dos clips no futuro.

Em outros procedimentos médicos o nervo também pode ser retirado ou cortado, procedimento este não recomendado pelo Dr. Malucelli.

Em suas cirurgias o Dr. Malucelli utiliza a técnica do ‘Clipe’, que tem a vantagem de não comprometer o nervo, possibilitando a tentativa de reversão da cirurgia com a retirada dos mesmos (a garantia de regeneração depende do nível de cicatrização de cada pessoa).

Clipadora manual utilizada na cirurgia do suor. O tamanho do clip pode variar de 3mm a 11 mm, dependendo da necessidade do paciente (diâmetros maiores ou menores do nervo simpático e de suas ramificações).

Nervo simpático após a retirada do clip com o intuito de reversão da cirurgia de hiperidrose. Perceba que o nervo foi comprimido, mas não rompido após a retirada do clip. A retirada dos clips pode ser realizada nos casos incomuns, nos quais o paciente não fica satisfeito com os efeitos colaterais (suor compensatório) que podem ocorrer no pós-operatório.