Tratamentos para o suor compensatório

Atualmente, não existe nenhum tratamento de hiperidrose que seja considerado ideal para o tratamento hiperidrosesuor compensatório. No entanto descrevemos abaixo alguns procedimentos que podem ser realizados como tentativas de melhora:

Medidas Clínicas

Diminuição do índice de massa corpórea x suor

É importante manter o peso corpóreo até o nível ideal (IMC próximo 25%). Caso o paciente esteja muito acima certamente irá suar em excesso. Além disso é importante descartar outras doenças que possam causar a hiperidrose.

Administração de medicamentos

Caso não se obtenha resultados, sugerimos iniciar tratamento com medicamentos de uso oral disponíveis no mercado. O tratamento de hiperidrose deve sempre ser orientado por um médico de sua confiança.

suor-compensatorioMedidas Cirúrgicas

Aplicação de Botox®

aplicação de toxina botulínica (Botox®) pode ser uma opção no tratamento do suor compensatório. No entanto, quanto maior a área, maior será a necessidade do produto.

Reversão da cirurgia do suor

A retirada dos “clips” do nervo simpático pode ser realizada a qualquer momento (meses ou anos após a cirurgia), caso o indivíduo tenha sido operado com a utilização de clips (simpáticoclipagem torácica).

Nova cirurgia do suor

Uma nova cirurgia (simpatectomia no tórax ou no abdômen) pode ser realizada com o objetivo de bloquear o nervo simpático em outros níveis do nervo que não foram operados na primeira cirurgia. Isso deverá eliminar e/ou diminuir o suor de algumas faixas do corpo (definidas no pré-operatório). No entanto, ainda é possível gerar suor compensatório em outras áreas que ainda não foram operadas. Um período mínimo de 6 meses deve ser respeitado entre as cirurgias.

Cirurgia de reconexão do nervo simpático

A cirurgia da reconexão do nervo simpático, utilizando enxerto do nervo intercostal, é indicada para pessoas que foram submetidas à cirurgia do suor com a técnica de “corte e/ou retirada de um segmento do nervo” e que apresentaram no pós-operatório o suor compensatório intenso. Porém os resultados são pouco animadores.