Simpatectomia lombar

Essa cirurgia na região do abdômen é especificamente realizada com objetivo de eliminar o suor das nádegas, virilhas, coxas e pés e também elimina o mau odor dos pés.

O Dr. Malucelli é pioneiro no tratamento da hiperidrose no Brasil e já realizou milhares de cirurgias em adultos e crianças.

Através das inovações do Dr. Malucelli, esta cirurgia é realizada utilizando técnica minimamente invasiva com equipamentos de alta resolução acoplado a uma micro câmera que aumenta a imagem em 20 vezes. Com esse instrumental adentramos na região retroperitoneal (atrás do peritôneo) do abdômen.

Os pontos marcados com “X” demonstram onde são efetuadas as incisões de 2 cm para a realização da cirurgia de simpatectomia do abdômen. Além dessas são realizadas mais 2 incisões de 5 a 7 mm à frente do “X” de cada lado do abdômen.

Realizamos 3 pequenas incisões com aproximadamente 1 e 2 centímetros na região lateral e posterior dos dois lados do abdômen. Colocamos o laparoscópio adaptado a uma micro câmera de alta resolução e o primeiro passo será identificar a cadeia simpática lombar com seu tronco principal, gânglios e ramos pré e pós ganglionares.

Nervo simpático lombar na região interna do abdômen, no retroperitôneo. As identificações em azul são os diversos níveis do nervo: T12, L1, L2, L3 e L4. A cirurgia geralmente é realizada nos níveis L2, L3 e L4. Os locais onde devem ser seccionados/clipados o nervo e suas ramificações variam de acordo com o(s) local(is) onde a pessoa apresenta suor em excesso e a quantia de sintomas.

A interrupção da mensagem que é enviada pelo nervo simpático lombar pode ser realizada de várias formas: clipagem, secção do nervo, secção de ramos periféricos, ressecção de parte do nervo, secção de gânglios, etc. Nessa cirrugia damos preferência para a retirada de um segmento do nervo simpatico lombar.